Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Segundo Retiro Diocesano

Irmãos e irmãs missionários,


Estamos nos aproximando do nosso SEGUNDO GRANDE RETIRO MISSIONÁRIO DAS SMP. Por razões maiores e a pedido de Pe. Luís Mosconi, tivemos que mudar a data do retiro que acontecerá nos dias 25, 26 E 27 DE JUNHO de 2010, NA CIDADE DE PARNAÍBA. Como a missão não se improvisa, já devemos começar em nossas equipes e paróquias a articular esse momento forte de nossa diocese. Assim, enviamos alguns pontos concretos a serem vistos.





1) Alimentos: Doados pelas paróquias e entregues na cúria (ou a quantia referente ao alimento). Observação: tipo, quantidade e valor dos alimentos serão em breve comunicados.
2) Inscrição por paróquia: número mínimo (40)/ número máximo (50), incluindo o padre.
a) Ficha de inscrição: serão entregues aos padres no retiro do clero no dia 26 de fevereiro.
b) Pode-se aproveitar a inscrição dos retiros paroquiais para fazer a seleção dos missionários que participarão do segundo retiro diocesano.
d) Participantes: Pe. Luís Mosconi pede que os participantes do segundo retiro diocesano, na medida do possível, sejam basicamente os mesmos que foram ao primeiro para haver uma continuidade na formação dos conteúdos, no entanto pode-se abrir espaço para quem não foi ao primeiro.
3) Valor da taxa de inscrição: R$ 8,00 (paróquias de Parnaíba) e R$ 5,00 (outras paróquias).
4) Entrega dos alimentos e fichas de inscrição: DIA 30 DE ABRIL, na Cúria Diocesana. As fichas e alimentos devem já estejar em Parnaíba (cúria diocesana) nesta data, para que algumas equipes como a de hospedagem, alimentação, crachás possam se organizar.
5) Transporte: as paróquias que não são de Parnaíba devem alugar um ônibus o qual deverá estar à disposição da paróquia durante todo o retiro para facilitar a locomoção dos missionários.
6) Programação: semelhante ao primeiro retiro diocesano começando na sexta à noite e terminando no domingo com o almoço (O conteúdo será diferente: ver p. 58 e 59: livro das SMP).
7) Materiais necessários: Bíblia, caderno, caneta, livro das SMP.
8) Estamos aguardando outras indicações do padre Luís Mosconi. Em breve, enviaremos outros pontos sobre o nosso retiro.
9) Contato: smpdiocesedeparnaiba@hotmail.com/ tel: (86) 3322-2358 (Cúria Diocesana)

Se o nosso primeiro retiro diocesano foi marcante foi porque padres, religiosos, leigos e membros das várias equipes da organização assumiram a missão como sua. No entanto, a “missão continua”. Estamos iniciando e, se iniciamos bem, devemos continuar olhando para frente, dando passos firmes e com objetivo. As dificuldades e obstáculos poderão aparecer, mas por que desistir se o alicerce já foi lançado? Não deveríamos juntos continuar esta construção que é nossa? Cada um de nós é importante nesta obra que pertence a Deus. Juntos somos mais fortes! Coragem!!!

Pe. Marcos Francisco de A. Oliveira
Equipe Central Diocesana das SMP

Carta de Dom Alfredo em preparação ao Primeiro Retiro Diocesano


As Santas Missões Populares são uma experiência de evangelização intensiva tendo como objetivo principal despertar nas pessoas o gosto pela missão. SANTAS: porque continuam a mesma missão de Jesus; MISSÕES: porque é tempo de ser enviado, de andar, visitar, testemunhando a Pessoa de Jesus; POPULARES: por que acontecem em meio ao povo e suas necessidades. E é nesta realidade concreta que todos são chamados à transformação a partir do seguimento de Jesus Cristo.

Lembremos aquele grande encontro missionário na cidade de Parnaíba, a abertura das Santas Missões Populares, em março deste ano. Sem dúvidas foi um primeiro momento para despertarmos sobre a urgência da missão em nossa diocese. Agora, queremos convocar todas as nossas PARÓQUIAS NA PREPARAÇAO DO GRANDE RETIRO MISSIONÁRIO DIOCESANO, que contará com a presença de Pe. Luís Mosconi, todos os padres da nossa diocese e mais de mil missionários. O retiro acontecerá nos dias 27/28 e 29 de NOVEMBRO DESTE ANO, EM PARNAÍBA. Cada paróquia deverá enviar NO MÍNIMO 40 MISSIONÁRIOS e estes deverão trazer Bíblia, caneta e caderno. Como gesto concreto, também, as paróquias deverão arrecadar alimentos não perecíveis e depois enviar a Parnaíba no fim de outubro.

Diante dos não poucos desafios da realidade atual, a missão torna-se uma tarefa desafiadora que não deve ser deixada em segundo plano, adiada ou improvisada, mas vista com urgência. Esta não é responsabilidade somente dos sacerdotes, mas de todos nós batizados. Sabemos que, apesar de nossas limitações, podemos assumir nossa vocação missionária. Somos sim “humildes operários na vinha do Senhor”, mas auxiliados com a graça de Deus o nosso sim se torna possível, lembrando que a obra pertence a Ele.

Quanto bem deixa de existir por causa da omissão. Por isso, estamos contando com sua disponibilidade. Grande é o terreno onde precisamos semear a Palavra de Deus, poucos são os semeadores. Jesus Cristo deve ser cada vez mais anunciado e proclamado. ELE CONTA COM VOCÊ.

Dom Alfredo Shäffler e presbitério de Parnaíba

PRIMEIRO RETIRO DIOCESANO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES


Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, na cidade de Parnaíba, aconteceu o primeiro retiro diocesano das Santas Missões Populares com a presença de 1200 missionários vindos de todas as paróquias de nossa diocese. Foi um acontecimento marcante e para muitos missionários presentes ele surpreendeu as expectativas. Assim, queremos recordar alguns momentos fortes deste retiro.

No PRIMEIRO DIA, 27 de novembro, após a recepção das caravanas no centro Pastoral Sagrada Família, o retiro teve início às 19h, no SESC Beira Rio. Após a acolhida fervorosa feita pela equipe de animação, nosso bispo diocesano dom Alfredo saudou a todos mostrando sua alegria por esse momento tão importante para a diocese de Parnaíba. Logo em seguida, Padre Mosconi falou sobre o andamento o retiro, do conteúdo (programação) e da maneira de vivenciá-lo. Uma grande faixa com as palavras SANTAS MISSÕES POPULARES foi trazida por dois jovens e o símbolo das santas missões populares da diocese foi apresentado ao final de uma belíssima coreografia.


O SEGUNDO DIA, sábado, dia 28, teve início com uma bela oração do Ofício Divino das Comunidades. Em seguida, Padre Mosconi deu início AO ESTUDO DA MISSÃO DE JESUS, conforme aparece no Evangelho de Lucas (Evangelho do ano litúrgico). A primeira palestra teve como tema a missão de Jesus, pois para os discípulos chamados a seguir Cristo, estar com Ele primeiramente, não devem ter uma missão particular, mas a mesma missão do Mestre.

Na parte da tarde Padre Mosconi conversou sobre O PORQUÊ e os OBJETIVOS DAS SANTAS MISSÕES POPULARES na diocese de Parnaíba. Num certo momento vários jovens e crianças do palco fizeram depoimentos empolgantes. As crianças ao falar da importância da criança ser missionária proferiram frases como estas: “muitos adultos não tem coragem de falar sobre Deus e nós estamos aqui e temos coragem”; “Jesus também foi criança e amava as crianças”.

Ainda pela tarde, foram apresentadas em grandes cartazes as ETAPAS DAS SMP. Primeira etapa: TEMPO DO ACORDAR; segunda etapa: TEMPO DO SABOREAR: GRANDES SEMANAS MISSIONÁRIAS; terceira etapa: A MISSÃO CONTINUA. Ao falar sobre as etapas Padre Mosconi mostrou que ao invés de se usar os termos pré-missão e pós-missão é melhor falar das etapas da missão.

A noite do sábado foi coroada com uma Vigília de oração. Jovens dramatizaram o texto de Lucas 6,12-26, onde mostra a escolha dos doze Apóstolos por Jesus. Após uma coreografia do canto a barca se dá início à adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. Nesta noite diante de Jesus Eucarístico os missionários assinaram o seu termo de compromisso e todos com velas acesas cantaram com voz forte ao ver Jesus que passava em meio à multidão.

No DOMINGO, último dia, a primeira parte da manhã é dedicada à espiritualidade dos missionários: antes de ser missionário o cristão deve ser discípulo aprender com o Cristo Mestre. O texto de Lucas 10, 1-12 dramatizado mostra que o discípulo deve ser desprendido, não ter projetos pessoais, a ponto de deixar “que os mortos enterrem seus mortos”. Padre Mosconi expôs três objetivos principais que foram elencados na tarde do sábado pelos missionários e entregues a frei Evaldo, responsável pela pastoral em nossa diocese e para padre Marcos, membro da equipe missionária diocesana.

Os OBJETIVOS DAS SANTAS MISSÕES POPULARES NA DIOCESE DE PARNAÍBA são os seguintes: 1) Favorecer o encontro pessoal com Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida; 2) Transformar cada vez mais nossa diocese numa grande rede de comunidades vivas que sejam missionárias, ministeriais e acolhedoras, com atenção especial à família; 3) Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna em defesa da vida.

A MISSA DE ENCERRAMENTO presidida por Dom Alfredo e com a presença da maioria dos padres da diocese marcou o ENVIO DOS MISSIONÁRIOS. Uma capelinha missionária foi entregue a cada paróquia como sinal de comunhão neste projeto das SMP. Após a bênção final dada por nosso bispo diocesano, jovens dançaram acolhendo a imagem de Nossa Senhora da Graça, padroeira da diocese de Parnaíba. Com este gesto pede-se a Maria, missionária do Pai, a bênção e a proteção para as Santas Missões Populares.

As atividades que antecederam o retiro diocesano, os alimentos arrecadados, o mapeamento das paróquias, as aberturas paroquiais das SMP, o estudo das cinqüenta primeiras páginas, o esforço das equipes responsáveis, as famílias que se preparam para a recepção dos missionários vindos de outras cidades, mostram que estamos todos juntos nesta tarefa tão desafiadora. Não podemos esquecer, no entanto, que até o SEGUNDO RETIRO DIOCESANO, em Julho de 2010, algumas atividades deverão ser realizadas nas paróquias. Os passos dados até lá fazem parte da dinâmica das Santas Missões Populares e não podem ser deixados de lado para que todo o processo aconteça bem.

A partir do mês de janeiro terão início os RETIROS PAROQUIAIS. O retiro diocesano será o modelo para que as paróquias com fidelidade e criatividade possam formar seus próprios missionários. Cada equipe central e ampliada paroquial deve organizar com antecedência o seu próprio retiro, ao qual serão enviados pela diocese mais ou menos três formadores para auxiliar nas palestras. Outra atividade indispensável será o ESTUDO DO EVANGELHO DE LUCAS por parte dos missionários. Padre Mosconi convida a reescrever o Evangelho para que com atenção fixemos melhor a Palavra de Deus. E por fim, cada SETOR MISSIONÁRIO deve realizar o ESTUDO DAS PRIMEIRAS 50 PÁGINAS do livro das Santas Missões Populares. Algumas paróquias chamam estes setores de áreas, regiões ou zonais. Porém, é bom lembrar que os setores missionários, formados por três ou mais comunidades, para atuar bem precisam de 30 ou 40 missionários.

Se o retiro foi marcante isto aconteceu porque padres, religiosos, leigos participantes e membros das várias equipes da organização assumiram a missão como sua. No entanto, este primeiro retiro diocesano não quer ser o fim das Santas Missões. Estamos apenas iniciando e, se iniciamos bem, devemos também continuar olhando para frente, dando passos firmes, com objetivo, conhecendo bem as etapas da missão. As dificuldades e obstáculos poderão aparecer, mas por que desistir se o alicerce já foi lançado? Não deveríamos juntos continuar esta construção que é nossa? Mas, ninguém pode se colocar de fora, cada um de nós é importante nesta obra que pertence a Deus.


Pe. Marcos Francisco de Amorim Oliveira
Equipe Missionária Diocesana

Por que Santas MIssões Populares?


Em outubro de 2008 os padres de nossa diocese juntamente com Dom Alfredo reunidos discutiram sobre o Documento de Aparecida cujo tema é: "Discípulos e Missionários de Jesus Cristo para que Nele nossos povos tenham vida - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". No entanto surgiu a pergunta: como colocar em prática a proposta de Aparecida em nossa diocese. Então surgiu a idéia de vivenciar em nossa diocese as Santas Missões Populares, segundo o método de Padre Luís Mosconi. Esse padre há mais de vinte anos vem trabalhando no Brasil com as missões. Deste modo em março de 2009 houve na cidade de Parnaíba a abertura com a presença de representantes de toda a diocese, todos os padres e padre Mosconi a abertura das Santas Missões Populares com a presença de mil pessoas. Em novembro do ano passado tivemos o nosso PRIMEIRO GRANDE RETIRO MISSIONÁRIO das SMP com a presença de mais de mil pessoas. Estamos agora nos preparando para o SEGUNDO GRANDE RETIRO MISSIONÁRIO, em JUNHO, na cidade de PARNAÍBA.